quinta-feira, 28 de maio de 2009

COMO GERMINAR SEMENTES

Eu utilizo o método de germinação abaixo:

  1. Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
    Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
  2. Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
  3. Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
    Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes

    Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos. (Costumamos dizer que eles colocam o "narizinho pra fora".)
    Sugestões de sementes:Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.

Fonte: "Você sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus

Certifique-se que são sementes de boa qualidade, observe se apresentam fungos ou carunchos na hora da compra. Uma boa opção para sementes de pássaro á a marca TORI. Observe a quantidade de sementes que germinaram o ideal é que germine cerca de 90% das sementes, se isso não ocorrer compre sementes em outro local pois as sementes estavam velhas. Se tiver condições priorize a compre de sementes orgânicas.

Outro método bastante utilizado é colocar as sementes, depois que ficaram na água, em peneiras até que elas coloquem o nariz pra fora. Sementes de linhaça só brotam desta forma.

Os tempos variam de acordo com cada semente e a temperatura ambiente, se estiver calor a germinação será mais rápida. Por isso você tem que fazer experiências e resgistrar os seus tempos até que fique tudo "suave". :)

De uma coisa tenho certeza, este processo nos traz muita felicidade!!!

Paz e luz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A verdade está lá fora!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin