segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CÉLULAS CARAMELADAS???

Tenho recebido e-mail de várias pessoas me perguntando sobre o açúcar e como largá-lo de vez, gente não tenho a fórmula mágica e as vezes também caio em tentação por dependência afetiva ao açúcar. O que dá certo comigo, na maioria das vezes, é saber tudo de ruim que o açúcar pode me proporcionar e simplesmente evitá-lo. Uma informação que pra mim é nova são as AGEs ou células carameladas... realmente assustador. Ah, Não é um doce e causa sérios desastres no organismo:
1. Boa parte do que comemos se transforma em glicose. Essa substância, mais presente nos doces e nas massas, é fonte de energia do organismo. Mas é essencial a presença da insulina. Ela seria o talher que leva esse açúcar para dentro das células. 2. Quando ingerimos um alimento com índice glicêmico alto, o excesso de glicose em circulação causa um desarranjo na fabricação da insulina pelo pâncreas. Se a situação se repete, as células alteram a própria membrana e rejeitam a entrada da glicose. Esse quadro é o da famosa resistência à insulina. 3. O açúcar que não conseguiu entrar nas células fica sobrando pelo sangue. Nesse passeio à toa, encontra proteínas e não resiste a ligar-se a elas. Da união nascem compostos caramelados chamados de AGEs. 4. Os AGEs formam uma rede que, ao topar com qualquer célula do corpo, gruda-se em sua membrana. E aí elas ficam caramelizadas. Essa cobertura dificulta a divisão celular, que está por trás da renovação dos tecidos. Também impede a troca de informações entre as células e o meio em que vivem.
O PREJUÍZO É GERAL
Não é só na pele que os AGEs aprontam das suas. O corpo todo corre perigo quando esses compostos começam a viajar pelo sangue. Alguns especialistas afirmam que, além da pele, eles atingem principalmente as artérias (atrapalhando a circulação sangüínea), as articulações (causando inflamações), a visão (deflagrando a catarata) e os rins (dificultando a filtragem do sangue). Outros estudiosos garantem que os AGEs têm o poder de cessar a multiplicação celular e, para piorar, provocam inflamações. "Se a célula caramelizada for justamente a que forma a cartilagem, esse tecido será danificado, favorecendo uma artrite", exemplifica Cynthia Antonaccio.

DOCES PRAZERES!!!

Tá legal, açúcar é um veneno quando refinado, mas quando está nos alimentos da forma que a Mãe Terra preparou pra gente é um DOCE PRAZER!!!Uma garrafa de refrigerante (a coisa mais inútil inventada pelo homem) tem a mesma quantidade de açúcar que 1,400 kg de cenouras.
Não consuma enlatados! Sempre in natura! Sempre vivo!E a rainha das frutas:BANANA!!!

Esse é o melhor açúcar pra se consumir, sempre que vem aquela vontade louca de doce... coma banana, se estiver em casa faça um pudim ou um creme (tem algumas sugestões em post antigos). Na dieta 80/10/10 a banana é DIVA, sendo recomendada a ingestão diária de mais ou menos vinte bananas para um homem adulto.
Para saber mais: SugarStacks.com

ONDE ESTÁ O AÇÚCAR?

Você consegue se imaginar comendo 10 cubos de açúcar de uma só vez? Pense bem se você não acabou de fazer isso sem saber.
Apenas uma lata de Coca-Cola pode conter toda essa quantidade de açúcar, ou seja, 39 gramas. O site Sugar Stacks mostra exatamente a quantidade de açúcar que ingerimos ao consumir bebidas, balas, chocolates e outros alimentos.
Alguns, muita gente nem sabe que tem açúcar em sua composição:
olha só, esse pingo de katchup tem um cubo de açúcar.

Esse açúcar é prejudicial ao organismo porquê é refinado, altamente concentrado e por isso produz alto nível de toxinas durante o processo de digestão.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GANHEI UM PRÊMIO!!!

Ganhei esse selinho da Jacke, que é uma pessoa linda e claro só escreve coisas lindas e cheias de positividade no blog: ATITUDES POSITIVAS (http://paravivermelhoremaisfeliz.blogspot.com/) que eu amo e indico.
Minha Gratidão!!! Irmã Jacke.
Vou dividir com:
Todos com super dicas sobre alimentação viva, pessoas que dividem suas experiências com muita generosidade e que mesmo distantes me ensinam coisas novas todos os dias.
Minha Gratidão à vocês!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

TEMAKI VIVO


Pasta de Gergelim germinado (gergelim germinado, suco de limão e sal, processados com mixer), cenoura ralada, pepino em tiras, broto de feijão, cebolinha e morangos.
Enrole a folha de alga nori em forma de cone e está pronto.
Quem curte um japonês vai adorar...

DOCE DE BANANAS

Essa ficou show!!! Muito saborosa.
bananas nanicas
suco de limão (coloquei 2 limões para cada 4 bananas)
linhaça dourada germinada (duas colheres de sopa por pessoa)
pêras desidratadas rehidratadas com água de coco (não usar a água de coco na hora de bater)
pitada de sal
Liquidificamar tudo e decorar com passas. :)

PIPOCA? NÃO GOJIS

Sábado a tarde, chuva, frio, muita preguiça e dois filhos pra distrair, nada melhor que cinema em casa. Assistimos As crônicas de Spiderwick. Lindo!!! Estou vendo fadas e duendes em todos os cantos...

Mas o que eu queria falar mesmo é das pipocas... maridão correu pro fogão e fez bacias enormes de pipoca... e eu? Tentando fugir desses apelos afetivos, corri e peguei gojis...

Não deu a menor vontade de comer pipocas, afinal goji é bem melhor!!!


Goji Berries - as bagas anti-envelhecimento

As Goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC. São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a sementes germinadas, saladas de frutas, batidos, como qualquer outra fruta seca.


Informação nutricional

As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.


Usos tradicionaisNa Medicina Tradicional Chinesa

As Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.





Para saber mais: http://www.centrovegetariano.org/Article-490-Goji%2BBerries%2B-%2Bas%2Bbagas%2Banti-envelhecimento.html

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VAGEM TORTA

Frio!!! Deu vontade de comer uma coisa morninha... corri pra geladeira e peguei ervilha torta, cenouras raladas, pimenta dedo de moça, alho poró, sal, coloquei tudo na panela e amornei... Piquei tomatinhos, alho, juntei com coentro desidratado, sal e um fio de azeite de oliva sobre tudo...
Ficou divino... cada mordida era um CROK...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SUCO DO DIA

Suco verde de hoje:
2 maçãs fuji
1 pepino caipira
1 batata yacon
2 cenouras
1/2 maço de couve
hortelã
3 aniz estrelado
alecrim (que não apareceu porque eu separo os ingredientes do suco de noite, pra fazer as 5 da matina, e o alecrim eu colho na hora de bater pra ter uma informação de cura do dia)
Liquidificaamar tudo,
coar na panela furada,
e ser feliz!!!
Rende dois potes de maionese (que unidade de medida estranha :), é que eu coloco nos potes e na minha cooler e corro pro trabalho e bebo lá, o ideal é beber na hora mas não dá tempo, e aprendi no blog da Sarah que se estiver refrigerado dura bem até 4 horas sem oxidar).
Tenho andando preocupada com tantos nomes que surgiram para o suco: suco da luz do sol, suco verde, suco de clorofila brasileiro, leite da terra, sei não parece que cada grupo de alimentação viva do Brasil deu um nome para o suco, não vou me surpreender se registrarem e proibirem o uso ou pior passarem a engarrafar e vender nos mercados. No fim o capitalismo devora tudo.
Fico com o Paulo (do Comer Crú) e prefiro chamar de suco de capim. Tô com medo de cobrarem direitos autorais.

MACARRÃO BICOLOR

Para o spaguetti vivo:
abobrinha
chuchu
cenoura
todos ralados tipo spaguetti
"cozinhar" com o calor das mãos e missô, um por vez, dando um carinho, deixar marinar enquanto prepara o molho, solta um pouco de líquido.
Para o molho:
tomates maduros
pimentão
cebola
orégano
azeite
(preferi não liquidificar, piquei tudo pequeninho e misturei)
Escorra o líquido do spaguetti, misture os três, agregue o uma parte do molho.
Sirva com o restante do molho sobre o spaguetti.

HUMM, FLORES!!!

Tenho que confessar:
- Eu também como flores...

SUCO VERDE X GRIPE SUÍNA

imagem by Rita Taraborelli
Essa onda de pânico que surgiu com a gripe suína, tem atingido todos nós. Deixando de lado todas as teorias de conspiração e fim do mundo e pensando com clareza todos sabemos que existem possibilidades maiores de morte por outros tipos de doenças, como de degenerações renais e hepáticas, doenças provocadas, conservadas, aceleradas ou propiciadas POR ALIMENTOS IMPRÓPRIOS ou excessivos. E, se não matam tão depressa, tornam a vida difícil, sem brilho, sem luz, taí o alto número de deprimidos e por aí vai.
Mas o que quero dizer hoje é que de fato a gripe não mata ou debilita todo mundo, e que está claro que o vírus está no ar, pode estar entrando e saindo dos seus pulmões neste exato momento, isso significa que os organismos com um bom nível de anti-oxidantes conseguem se defender deste vilão. Essa é a grande vantagem dos sucos verdes são uma comunicação direta do corpo com a sabedoria da Mãe Terra, ao tomá-lo todos dias recebemos a programação perfeita para a vida, para a cura, por isso que é sempre bom colocar uma folhinha colhida na hora do preparo, a semente germinada também traz essa informação não é atoa que Ana Branco chama de BIOCHIP.
Hoje recebi uma mensagem do Comida Ecológica que diz um monte de coisa que eu acredito que todo mundo devia saber sobre gripe suína:

"O que sei de verdade:

-Que milhões estão sendo gastos. (pra onde vai esse dinheiro?)
-Que a coisa é mais séria que pensamos ou sabemos.
-Que realmente pessoas estão morrendo.
-Que lavar a mão, usar álcool, evitar lugares públicos não resolve. (concordo.)
-Que muito mais pode ser feito do que está sendo divulgado.
- Não acredito em vacinas

Nossa opinião:
-Não se preocupe com o vírus se preocupe com sua saúde como um todo.
-Melhore sua imunidade como um todo, pois esta e muitas outras virão em um mundo que usa e abusa de antibióticos para alimentar animais, para engordarem mais rápido, que alimentam vacas com fezes de galinha, que tritura vacas mortas, desidrata, tritura e dá para vacas comer. Estamos criando bactérias super poderosas, quando a humanidade começou a comer carne, um mundo novo de bactérias foram criadas com o uso indiscriminado de antibióticos estamos criando super vírus, super bactérias, super problemas.

-Como o princípio ativo do tamiflu vem da semente do anis resolvemos criar uma receita de suco vivo com chá de anis.
2 estrelas de anis, socadas no socador até estar em pedaços pequenos, levar ao liquiidificador, bater por alguns segundo, com 1 copo de água. Usar uma peneira para coar a água que agora está cheia de óleos essênciais do anis. Nunca levar ao fogo.

Use esta água para fazer um suco vivo de sua preferência, mas vamos dar uma receita do suco vivo "Green Smoothie" criado por Victoria Boutenko e adaptado por nós:
- 4 bananas
- 10 morangos
- 3 folhas de acelga
- Chá de anis frio.
- 1 colher de sopa de abacate
Procedimento:
Bater no liquidificador até estar totalmente homogênio.

Obs: Mas não adianta usar anis todos os dias, existe muitos outros antivirais fáceis de encontrar, alho, gengibre, canela, cravo, curcuma, se você usar anis todos os dias vai saturar seu organismo."
Sai da frente do computador e vai preparar seu suco. Saúde!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

HOJE COMI COMO UM REI

Tudo bem um Rei Krud, mas um rei...
Comecei o dia com meu suco verde... no almoço...Fiz uma mistura que achei deliciosa: brócolis, cenoura, jiló, vagem manteiga, chuchu, pimentão jalapeno, batata doce, temperados com sementes de mostarda, raiz de açãfrão e molho daimaru. Tudo acompanhado de banana nanica. Foi uma festa!!! Sei que abusei das misturas, mas ninguém é de ferro.E, como se não bastasse, de tarde peguei todas as frutas maduras de casa e FESTA outra vez!!!
Quebrei alguns principios de combinação de alimentos, mas fui feliz!!!

BANANAS

Visitando um blog, que agora não lembro qual era aprendi como evitar que a banana fique com aquela pontinha amassada e a fruteira cheia de mosca da fruta. É bem simples, quando a banana amadurece cai da penca ou fica "querendo cair" (como na foto abaixo) o que amassa a pontinha e fica estranho e atrai as moscas.
Para evitar basta cortar a banana da penca deixando este "cabinho". Já estou fazendo este procedimento há alguns dias e funciona.

Alias, tente consumir mais bananas veja porque no blog do Paulo: http://comercru.blogspot.com/2009/08/7-de-801010-ou-811-diet.html

Li na comunidade do orkut 80/10/10 que a quantidade para um homem adulto pode chegar à 20 bananas/dia.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

"Segunda-Feira Sem Carne" ("Meat Free Monday")

Filha de McCartney faz 'chifrinho' no ex-Beatle. (Foto: AP)
O ex-Beatle Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha a campanha "Segunda-Feira Sem Carne" ("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas.
McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, em apoio à campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana. A campanha já foi lançada nos Estados Unidos e Austrália.
Relatórios da ONU revelam que a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18 por cento das emissões mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta - mais que a indústria global de transportes. A redução do consumo de carne bovina, suína e de aves é frequentemente proposta como maneira de diminuir as emissões de gases.

"Muitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável", disse McCartney no site oficial da campanha na internet.

"Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org.
"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político."

A mulher de McCartney, Linda, que morreu em 1998, foi defensora ativa do vegetarianismo e dos direitos dos animais. Ainda é vendida uma linha de refeições sem carne que tem seu nome.

Fonte: Globo.com
Eu não sou o Paul mas já consegui depoimentos de alguns leitores que estão ficando sem consumir carne pelo menos uma vez por semana, EHHHH, já estava na campanha...
Nesta semana a Malu publicou em seu blog um texto lindo sobre Desobediência Civil (leia na íntegra aqui: http://alimentacaointeligente.blogspot.com/2009/08/enxergar-inquietar-se-e-intervir.html) taí uma maneira simples de começar.
Vamos lá comece com apenas um dia sem carne (carne é qualquer bicho morto) sinta os benefícios e vá aumentando. A vida vem da vida!!!

PARA JANE

Ola Maristela, adoro o seu blog e cheguei a me emocionar qdo vc relata que seu filho provou e ate gostou!!! eu peno pra fazer meu marido provar...Me diz uma coisa, eu qdo uso a graminha do trigo, uso tambem as bolinhas e toda a raiz, mas eu vi no seu pratinho q vc usa so o verdinho. O que vc faz com o graozinho? sera que nao e bom botar no suco?Obrigada e coragem!*Jane

Oi Jane!!!
Amei receber sua visita, vou responder sua pergunta aqui porque achei que pode ser a dúvida de outras pessoas. Quando a gente vai fazer o suco usando a graminha deve-se cortar rente ao grão com uma tesoura com cuidado pra não "magoar" a semente pois ela irá brotar novamente por até três vezes, não é legal usar o grão porque pode existir fungo, se você reparar bem vai notar que as vezes surgem uns fiapos brancos parecendo teia de aranha sobre os grãos é o fungo, e fungo não é legal pro nosso organismo.
Não desista de fazer o marido provar tome seu suco diariamente em jejum e rejuveneça naturalmente quase que milagrosamente ele vai ficar surpreso com "sua cara de suco" mas jovem e vai querer também.
Minha gratidão!!!
Maristella

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin